Declaração Política do PS/VFX sobre o Hospital Vila Franca de Xira

Declaração Política da Comissão Política Concelhia do Partido Socialista de Vila Franca de Xira

Nos últimos dias o Ministério da Saúde tornou pública a sua intenção de não renovar o atual contrato de gestão do Hospital de Vila Franca de Xira, estabelecido até 2021 com o Grupo José de Mello Saúde, em regime de parceria público-privada.

Constituindo o Hospital de Vila Franca de Xira um dos mais importantes equipamentos deste Concelho e que assiste a população de cinco concelhos territorialmente interligados, a Comissão Política Concelhia do Partido Socialista de Vila Franca de Xira tem vindo a acompanhar a evolução do processo em curso.

Para o Partido Socialista é inegável a melhoria na prestação de cuidados de saúde de que todos os cidadãos beneficiam desde 2013 com a existência do novo Hospital de Vila Franca de Xira, tendo sido frequentemente considerado como um dos melhores do País por diversos organismos independentes. Não obstante as informações menos positivas veiculadas recentemente por órgãos de comunicação social através da Entidade Reguladora da Saúde, confiamos que as autoridades competentes se encontram vigilantes e tomarão os procedimentos tidos por adequados para a resolução de todos e quaisquer problemas. A estas questões somam-se, também, as dificuldades sociais que extravasam repetidamente os problemas de saúde dos doentes internados. As situações de utentes que após a alta médica se mantêm no hospital por falta de alternativas de resposta social, nomeadamente na 3a idade, têm vindo a dificultar a gestão da ocupação e do número de camas disponíveis no Hospital de Vila Franca de Xira. Entendemos que qualquer solução que venha a ser aplicada à gestão do Hospital de Vila Franca de Xira, deverá estar, sempre, acompanhada de uma reestruturação adequada da rede de apoio social e de cuidados continuados, com respostas eficazes para o pós-internamento.

Para o Partido Socialista, acima de qualquer questão ideológica – que tem vindo aliás a ser aproveitada por outros partidos políticos – está a qualidade dos serviços prestados aos doentes e utentes do Hospital de Vila Franca de Xira. Relembramos que os autarcas são aqueles que se encontram diariamente no território, em contacto com a população e entidades locais, e que melhor conhecem as necessidades das suas populações. Consideramos que o Ministério da Saúde e demais estruturas da Administração Central, em estreita colaboração com as entidades locais, e desde logo as cinco Câmaras Municipais da área de abrangência, terão a capacidade de encontrar muito brevemente a melhor solução para o futuro da gestão deste equipamento de saúde. Uma solução capaz de incrementar continuamente os padrões de qualidade e exigência que hoje reconhecemos ao Hospital de Vila Franca de Xira.

Criado em 7 Junho 2019

Todos os direitos reservados © PS VILA FRANCA DE XIRA 2017